dicas-de-viagem

Sites de Pesquisa de Hotéis: Qual o melhor site para te ajudar a achar um hotel barato e bom

Com tantos sites dizendo que são “o melhor site de hotéis para encontrar o melhor para sua viagem”, a gente acaba ficando perdido. Sendo assim, decidi avaliar alguns dos sites mais usados aqui no Brasil (eu acho). Os competidores são:

  • Booking
  • Trivago
  • Expedia
  • Kayak
  • Decolar
  • Submarino
  • Hoteis.com
  • TripAdvisor
  • Priceline (não é tão usado, mas vocês vão entender o porquê dele)

Vamos então descobrir qual o melhor site de pesquisa de hotéis para encontrar um hotel barato e bom, porquê a gente merece.

Como vamos avaliar

Bem, primeiramente é importante entender que existem basicamente dois tipos de sites de pesquisa de hotéis.

  • Sites de compras: são sites que estão em contato direto com o hotel. Você efetivamente vai contratar sua estadia nesse site, gerenciar suas reservas e tudo mais. Alguns exemplos são Booking, Decolar, Expedia, Submarino, Hoteis.com e Priceline.
  • Sites agregadores: nesse sites você não efetua a compra. Quando você pesquisa neles, eles fazem pesquisas em sites de compra e mostram o resultado. No momento de fazer a reserva, eles te enviam para o site que você escolheu. Nessa categoria estão Trivago, Kayak e TripAdvisor. Ps: Achei feio esse nome agregador, mas não encontrei nenhum melhor.

Preço

Preço foi obviamente o primeiro critério que escolhi, mas de certa forma um dos mais complexos de avaliar, já que as formas de se analisar são muitas.

Depois de uma rápida avaliação, ficou claro que os sites agregadores tinham os melhores preços em relação aos sites de compra, e faz sentido, já que eles pesquisam em vários sites . E, exatamente por isso, a diferença de resultados entre os sites agregadores é muito pequena.

Então você deve estar pensando: “Poxa, então tanto faz onde eu vou comprar!”. Não é bem assim. Parte de economizar em uma viagem é saber como gastar o seu dinheiro obtendo o melhor custo x benefício. E, para fazer isso, precisamos descobrir mais sobre os hotéis que estão sendo oferecidos. E os próximos critérios podem ajudar com isso.

Avaliações

A parte de comentários e avaliações em um site de hotéis é uma das partes mais essenciais.

Eu leio TODAS as avaliações possíveis - Larissa

É nela que você descobre de verdade se um hotel é bom ou não, se vale realmente a pena investir o seu dinheiro suado para passar alguns dias felizes ali ou se você corre o risco de só passar raiva.

Nesse quesito, os sites de compras acabam se saindo melhor na maioria das vezes. Como os clientes contratam o hotel direto nesses sites, são eles que acabam recebendo o maior número de avaliações. Com exceção do TripAdvisor, pois o TripAdvisor é o maior (provavelmente) banco de dados de opiniões sobre hotéis (e tudo mais numa viagem) que eu conheço. Tanto que a maioria dos demais sites também mostram as avaliações do TripAdvisor, além das suas.

“Ok, então eu devo ir usar o TripAdvisor sempre”.

Eu ainda não disse isso. Pois temos mais o que avaliar.

Informações do Hotel

Além das avaliações dos hotéis, precisamos saber as demais informações sobre eles. Se tem Wi-Fi (muito importante), se tem estacionamento, se tem café da manhã (importante também), se tem touca no banheiro (quem tá preocupado com isso?). Essas informações ajudam a você descobrir se o hotel atende a uma série de necessidades (cada um com a sua), sem ter que ler cada avaliação para saber de tudo.

Novamente aqui os sites de compras se destacam em relação aos sites agregadores. Novamente sem surpresas.

O ranking

Bem, tendo tudo isso em mente, criei dois rankings: os de sites de compras e os de agregadores. Como comparar as duas categorias não faz muito sentido, é melhor considerarmos os dois tipos como complementares. Descrevi os motivos que usei para classificar assim, pode ser que pra você a importância de certas coisas seja diferente, fazendo que você tenha outra preferência.

Sites Agregadores

1º - Kayak

O Kayak ficou em primeiro lugar pois tem alguns diferenciais:

  • Alertas de preços: ele foi o único em que encontrei a opção de colocar um alerta de preço em uma pesquisa de hotéis. Com ele você pode deixar um alerta para a sua próxima viagem e ser avisado sempre que os preços mudarem.
  • Pesquisa fácil em outros sites: o Kayak torna fácil que você cheque o preço da sua pesquisa em outros sites, além do próprio Kayak. Basta clicar em uma das opções na barra lateral.

2º - TripAdvisor

Como já disse, o TripAdvisor é recheado de avaliações e opiniões de viajantes. Inclusive os avaliadores são classificados por níveis, para você saber se a pessoa tem uma opinião balizada ou não. Ele tem então esse atrativo de juntar muita informação no mesmo lugar.

3º - Trivago

O Trivago talvez é uns dos primeiros que vem a sua mente quando você pensa em pesquisar hotéis.

Claro, a cada cinco minutos tem uma propaganda na TV - Larissa

Apesar de ter ficado por último, o Trivago não é ruim. Apenas não encontrei vantagens em relação aos demais. Para não dizer que ele não tem nada melhor do que os outros, ele tem o layout mais bonito da categoria.

Sites de Compra

1º - Booking

Pra mim, o Booking continua sendo o campeão dos sites de compra. Vamos aos motivos:

  • Avaliações de primeira: além de tornar bem visível as avaliações e ter a melhor forma de visualização das mesmas, o Booking destaca as avaliações de viajantes experientes e viajantes que já se hospedaram várias vezes na cidade em que você está buscando.

  • Informações fáceis: o Booking apresenta as informações dos hotéis de forma fácil e possui a melhor forma de apresentação. Além disso, as informações são bem completas, destacando até os principais motivos de um hóspede gostar do hotel ou não.

2º - Decolar

Esse site tupiniquim Decolar não fica para trás e, inclusive, fica em segundo por pouco. Lá você tem ótimos preços e muita informação. O legal é que, por ser brasileiro, eles oferecem bastante oferta de destinos populares para a gente e permitem parcelar o valor dos hotéis o que também é uma grande vantagem.

Ruim é só a mania que eles têm de mostrar os preços sem taxas, fazendo com que você descubra o preço final só na hora de fechar a compra.

3º - Expedia e Hoteis.Com

O Expedia e o Hoteis.com ficam empatados. São bons, não tenho nada para reclamar. Apenas não possuem nada de relevante.

4 - Priceline

O Priceline só não ficou mais bem avaliado porque é um site que atua muito mais pensando nos Estados Unidos. Então tive que avaliá-lo um pouco abaixo dos outros. Maaassss, se você estiver indo para os Estados Unidos, o Priceline tem dois diferenciais que podem te fazer economizar muito, de formas meio arriscadas:

  • Leilão: aqui você escolhe a localização da região do seu hotel e quantas estrelas você quer que ele tenha. Depois disso, você diz o quanto quer pagar. Isso mesmo! Depois disso, sua oferta aparece para os hotéis da região e um pode resolver aceitar. (vai que né)
  • Compras às cegas: o Priceline apresenta várias ofertas de hotéis, sem dizer o nome, apenas com região e local. Aí você decide se quer comprar por um preço bem mais baixo do que o normal ou não. A justificativa é que alguns hotéis não querem anunciar preços muito baixos para não se queimarem.

A gente particularmente nunca usamos isso, mas é uma opção. Se você já usou, conta pra gente como foi.

5 - Submarino Viagens

O Submarino Viagens no quesito hotéis eu achei ruim. Preços aparentemente mais altos, poucas informações e nada de avaliações dos hotéis. Um desastre! Mas ao menos também parcela.

Minha Sugestão de Uso

Bem, então o que fazer com essa informação? No final das contas, onde eu pesquiso. Vou compartilhar o meu processo com você e vamos ver se você também gosta:

  1. Entro no Booking e faço a busca no local e data que eu quero. Já que lá é onde vamos encontrar o maior número e qualidade de informações, e escolho alguns hotéis que gostei.
  2. Agora vou no Kayak (ou o agregador que você preferir) e faço a mesma pesquisa, e vejo se apareceu mais algum hotel interessante.
  3. Depois pego os hotéis que gostei e procuro individualmente no Kayak para ver em qual site ele está mais barato. Aproveitando o recurso dele e pesquisando em vários sites.
  4. Se eu fico dividido entre dois ou mais hotéis dou uma olhada no TripAdvisor para ver mais opiniões.
  5. Decidido eu faço a reserva no lugar mais barato, mas se possível dou preferência para o site que uso mais (fica mais fácil controlar todas as reservas no mesmo lugar).
  6. Acendo uma vela e torço para dar tudo certo (mas vai dar porque pesquisamos bastante)

Não é a coisa mais difícil do mundo, mas se você quer achar o melhor por menos, tem que investir um tempo e pesquisar bastante.

Espero que essas informações possam te ajudar a se hospedar melhor na sua próxima viagem. E se você tem mais dicas, compartilhe com a gente.