viagens-pelo-mundo california

Como andar em São Francisco: Descubra as melhores opções e quando usá-las

São Francisco é uma cidade com vários meios de locomoção: metrô, Bart,muni, street car, cable car e etc. As opções são muitas, então decidi traçar um mapa do transporte público em São Francisco, mostrando as opções e quando usar cada uma delas para andar em São Francisco.

Devo alugar carro em São Francisco?

Não, definitivamente não. Não existe a necessidade de alugar carro em São Francisco, o transporte público em São Francisco é ótimo e, além disso, estacionar nos principais pontos turísticos da cidade é algo muito complicado. Sem contar que andar de transporte público em São Francisco tem todo um charme e sedução. Você vai entender mais abaixo o motivo disso.

Escolher onde ficar é essencial

Parte da coisa de usar transporte público é ficar em um local onde há uma boa oferta do serviço.

No caso de São Francisco, procure ficar o mais próximo possível da Union Square. A região é super bem localizada e está a uma ou duas quadras de qualquer transporte e, acredite, isso faz muita diferença.

O sistema Muni

“O sistema o quê, Felipe?”. O sistema Muni, vem de “Municipal”. Esse sistema engloba o street car, o cable car, o metrô (do Muni) e os ônibus. O que é ótimo, já que você pode comprar passes para andar em todos eles livremente.

Abaixo, confira as opções de Muni Passport:

Passe de Transporte Muni Valor
1-Day Visitor Passport - 1 dia $21.00
3-Day Visitor Passport - 2 dias $32.00
7-Day Visitor Passport - 3 dias $42.00
Adult CityPASS® - 9 Dia mais atrações $94.00

Nós compramos o San Francisco City Pass que, além do transporte, dá acesso a algumas atrações que você vai querer vistar anyway (saiba mais no nosso post de São Francisco). Então vale muito a pena!

E aqui você encontra os mapas do transporte público de São Francisco.

Street Car, o mais usado

O Street Car é tipo um filhote de ônibus com trem. É um meio de transporte histórico da cidade que funciona super bem. Gente, o Street Car não é aquele bondinho, calma que já chegaremos nele.

O Street Car é parte do sistema Muni de transporte, então você pode usar um passe ou pagar por cada viagem.

Quando usar

A gente usava sempre que podia. O Street Car percorre principalmente a região central de São Francisco e a região dos Píeres, que são algumas das principais regiões turísticas de São Francisco. Então a gente sempre pegava o street car para ir ao Pier 32, Ferry Build Marketplace, Exploratorium, entre outros. Essa rota especificamente é chamada de F-Line

Cable Car, o mais cool

Pensou em São Francisco pensou nos bondinhos descendo e subindo as ladeiras de São Francisco. Os cable cars são uma mistura de meio de transporte e atração turística. Ele faz somente três trajetos, mas que são disputadissimos. Então é provável que você pegue fila para usá-lo dependendo da hora. Mas pegue feliz, porque é uma experiência muito divertida.

Quando usar

Como eu disse, o cable car tem somente três rotas: a The Powell-Hyde, a The Powell-Manson e a California Line. A gente usava principalmente a Powell-Hyde para ir até a Ghirardelli Square, que é um passeio imperdível. Tente pegar o cable car na Powel Street, perto da Union Square, quando o sol estiver se pondo. Curta o pôr do sol durante o seu passeio e depois chegue na Ghirardelli Square toda linda e iluminada. Só de pensar, já ficamos com muitas saudades!

E nem era natal

Ônibus, tipo busão mesmo

Bem, além das opções mais legais, São Francisco também tem o bom e velho ônibus. Não tão velho como os nossos aqui, mas vocês entenderam. Como todos os demais, eles são ótimos.

Quando usar

Basicamente sempre que não der para usar o street car, ou seja, saindo do centro. Você vai usar para ir ao Golden Gate Park, nas Three Painted Ladies e nos bairros Castro e Haight-Ashbury.

Eles também substituem os Street Cars nas suas rotas depois da meia-noite.

Como funciona o metrô de São Francisco

Na verdade São Francisco tem dois tipo de metrô diferente, o Bart e o Muni. Vamos explicar a diferença entre Bart e Muni.

Trem Bart

Um os metrôs de São Francisco tem o nome de Bart (não esqueça esse nome), e ele é meio diferente. Ao invés de você comprar um ticket com preço fixo como na maioria dos lugares, você escolhe a estação que vai descer nas máquinas (ou caixas) e compra de acordo com isso. Aí você recebe um ticket que você usa para entrar e sair da estação.

“Mas e se eu descer em outra estação?” Não tem problema. Basta você colocar mais “crédito” no seu cartão na estação onde você desceu ou em qualquer um dos caixa eletrônicos que tem por lá.

Quando usar

A gente só usou trem Bart para ir e voltar do aeroporto. Durante os passeios não foi necessário. E, provavelmente, você também não precisará. A não ser que você queira ir até Okland. Já que ele é focado em transporte para os demais munícipios da região.

Falando nisso, fica esperto que esse metrô lá é muito rápido. Eu dei bobeira no dia que chegamos e quando fui ver já estávamos em Oakland perdidos. rsrsrs

Metrô Muni

Já o Muni Metro, també faz parte do sistema Muni. E como os demais meios de transporte do sistema Muni, é focado na região municipal de São Francisco.

Quando usar

Apesar de ele levar em bastantes locais a gente usou bem pouco. Demos sempre preferências para os outros transportes, pois são mais turísticos e davam a oportunidade de admirar e ver a cidade pelos trajetos.

Mapa do Transporte Público Muni Metro de São Francisco

Andar de Bicicleta

Bicicleta é um meio de transporte super usado em São Francisco, mas tem que saber como andar de bicicleta em São Francisco. A gente mesmo usou, pois tem algumas empresas que fazem o aluguel das bikes, usamos a Blazzing Saddles que foi ótima.

Quando usar

Eu sugiro fazer o mesmo que fizemos: um passeio de bicicleta até a Golden Gate partindo do Pier 31. Porque no centrão é tudo muita ladeira. Já na região do Embarcadeiro, onde ficam os píers, é bem mais plano. Mas não ache que não vai dar uma suadinha viu. A Larissa achou que não ia suar e tava toda empacotada para andar de bike, acabou derretendo de calor.

Mas chegando lá valeu muito a pena

E a pé? Rola de andar?

Então, São Francisco é cheio de ladeiras para baixo e para cima (obviamente, toda a ladeira vão nas duas direções), o que às vezes complica. Mas eu. como bom ouropretano que sou (nascido em Ouro Preto), não tenho medo de ladeiras. Por isso, demos nossos rolês a pé também, como nos dias em que fomos até à Grace Cathedral e em Chinatown. E foi ótimo, indicamos, é só ir tranquilo com calma.

Também fomos meio que a pé pro Coit Tower, mas é outra história para outro post.

Só não sugiro ficar indo de um pier para o outro a pé, porque é mais longe do que parece.


Bem, espero que isso seja o suficiente para você naõ ficar perdido em São Francisco. Mas caso você fique, você escolheu um dos melhores lugares para se perder ;)

Dica IMPORTANTE: Use o Google Maps, como explicamos nesse post de apps de viagem. Ele vai te ajudar muito, sempre indicando os melhores transportes!

Tem alguma dúvida ou comentário? Escreva pra gente!

Está afim de conhecer a California? Quem sabe fazer uma RoadTrip pela Highway One? Dê uma olhada no nosso guia