estilo-de-vida comida

O Desafio do Whole30 - Onde vive? O que come?

Em busca da saúde perfeita

Hoje todos nós (ou quase todos) buscamos ter uma vida mais saudável, sem que tudo pareça sem graça. Essa busca normalmente parece meio antagônica, já que perseguindo as duas coisas muitas vezes a gente acaba não encontrando nenhuma. Vemos pessoas que buscam dietas malucas ou ficam malucas fazendo dietas, contando pontos, ficando três dias tomando somente sopa e por aí vai. Nessas horas a gente acaba pensando: por que é tão dificil ser saudável e comer as coisas que eu gosto? Bem, talvez o problema é que gostamos das coisas erradas. Pelo menos isso é o que propõe o Whole30.

Whole who?

O Whole30 é um programa, ou dieta, ou filosofia (eu ainda não sei do que chamar), que propõe uma mundança de hábitos durante 30 dias onde você deve seguir uma série de restrições alimentares (veja o infográfico). A ideia é que, cortando esses alimentos, você consiga reiniciar o seu corpo e reprogramar os seus hábitos alimentares de uma forma drástica. Ou seja, não é somente emagrecer, mas ensinar o seu corpo e a sua mente a gostarem das coisas certas e ao menos tentar esquecer as erradas, fazendo com que seu corpo pare de usar o açúcar como combustível principal e passe a usar a gordura. A partir dessa mudança de hábitos, o Whole30 promete resolver vários problemas da sua saúde que podem estar sendo causados pela sua alimentação (e que você nem sabe), além de trazer vários benefícios para o seu corpo.

Ver todos os seus shorts e calças folgados é um deles. :P - Larissa

A nossa experiência

A Larissa surgiu com essa história de Whole30. De início eu falei que topava. Mas aí ela me disse que eu ia ter que ficar sem beber, aí eu desisti. Só que ela insistiu e não teve jeito. Resolvemos (ela resolveu) fazer o Whole30. Antes de começar, eu sugiro que você compre o livro ou leia o site oficial o máximo que conseguir. Eu já vi vários sites dando informação errada por aí. No site também tem vários PDF’s que você pode baixar aqui. É bom ter no seu celular para consultar quando necessário (eu usei MUITO).

Os Primeiros Dias

Já tínhamos uma alimentação bem saudável antes. E os primeiros dias foram fáceis. A gente estava bem empolgado e isso facilitou bastante. No início acontece de algumas pessoas terem reações como cansaço, dores de barriga, mau humor e dor de cabeça (no livro existe uma timeline explicando cada efeito desse). Eu tive muita dor de cabeça durante três dias, mas depois passou. A justificativa disso é que seu corpo está passando por um processo de desintoxicação.

Fazendo comida de verdade

Eu adoro cozinhar, e cozinhar as receitas do Whole30 foi uma experiência diferente para mim. Para início de conversa eu não podia usar quase nada que eu estava habituado para dar aquele toque na comida. Ia fazer uma saladinha, não podia colocar queijo. Ia fazer um molho, o vinho tava proibido. Confesso que de início eu estranhei. Só que aí veio a parte legal. Eu tive que começar a utilizar vários ingredientes que eu deixava de lado, ou usava como coadjuvantes, e que agora são essenciais no meu dia a dia. Maionese caseira, leite de coco, abacate e uma variedade de verduras que eu nem dava ideia no supermercado (agora mal vamos ao supermercado, a feira é o destino mais comum).

A parte boa para mim é que o meu papel era experimentar tudo isso.. - Larissa
Depois que eu peguei a prática, tudo ficou tranquilo de fazer e mesmo assim muito gostoso (em breve postaremos algumas receitas).

No meio do caminho tinha uma festa

A gente gosta muito de encontrar os amigos, tomar um vinhozinho, comer um tira-gosto e deixar a conversa rolar. E essa era uma preocupação que eu tinha. Será que vou ficar anti-social? Será que vou achar tudo chato? Felizmente não foi isso que aconteceu. Saímos várias vezes com nossos amigos e todas as vezes foi bem divertido. (Pra gente né, não sei pra eles que ficavam escutando eu falar de Whole30) A mesma coisa? Lógico que não, mas foi bem bom mesmo assim.

E no final, a recompensa

Ao chegar ao fim dos 30 dias era a hora de receber os louros da vitória. Não tínhamos subido ainda na balança, já que essa é uma das regras do programa, você só pode se pesar ao final.

O que percebemos foi:

  • Olhando no espelho deu para ver que o nosso corpo deu uma boa secada, além disso as nossas calças ficaram folgadas.
  • A nossa disposição melhorou muito. Eu tenho mais energia para usar durante o dia, não fico mais de bode depois do almoço e a noite durmo bem. Até acordar cedo para ir malhar ficou menos sofrido.
  • Eu achava que na balança eu não veria diferença, mas, para meu espanto, acabei perdendo 4,5kg.
  • Com o tempo, nos habituamos com esse novo estilo de vida. Já não lembro mais o que é açúcar e fazer comidinhas em casa ficou fácil.

Ficamos muito felizes com o resultado do Whole30 e já adotamos esse padrão de vida. Lógico que agora seremos mais maleáveis (quero meu vinho de volta). Estamos estudando mais sobre a dieta Paleo (que é bem semelhante, mas mais flexível) com o objetivo de adaptar essas ideias e encaixar da melhor forma na nossa vida .

Dicas Importantes para o Whole30

  1. Tenha sempre a informação à mão. Você vai precisar disso por perto para tirar as suas dúvidas. Na dúvida, não coma.
  2. Prepare-se para cozinhar! Você vai ter que fazer comida em casa, é muito difícil fazer o Whole30 só comendo fora. Tire algumas horas do seu fim de semana para adiantar o máximo que for possível para a semana.
  3. Pesquise o cardápio dos restaurantes antes de ir. Alguns lugares não vão ter NADA para você comer.
  4. Fique tranquilo! Com o tempo você vai se acostumar com o Whole30 e suas restrições.
  5. Não tenha medo da gordura. O Whole30 prega que a gordura na quantidade certa é importante e deve estar em toda refeição. Isso no começo assusta, mas fique tranquilo que dá certo.
  6. Você pode comer bacon!!!!!!!!!!! Mas tem que ser sem conservantes e açúcar. Procure lugares que vendam (aqui em Brasília, achamos na Casa do Holandês)
  7. Faça sempre novas receitas. Vá variando suas refeições. A mesmice alimentar desanima muito
  8. Continue tendo vida social. Mas já deixe claro para seus amigos que você tá em 30 dias sabáticos.

E você? Já fez essa dieta, pretende fazer, tem dúvidas? Deixe seu comentário! ;)

Conheça mais do Whole30 aqui no site oficial